“A Dispensational or a Covenantal Interpretation of Scripture - Which is the Truth?” por Bruce Anstey

LEVITICO 23

Este capítulo nos apresenta uma figura indubitável das maneiras dispensacionais de Deus, e muitos livros e artigos já foram escritos neste sentido. Há sete festas anuais descritas no capítulo que prenunciam eventos que vão da cruz de Cristo à vinda do reino de Cristo. São elas:
  1. “Páscoa” — representa a morte de Cristo (1 Co 5:7)
  2. “Festa dos Pães Asmos” — representa a comunhão prática em santidade na comunidade dos crentes (1 Co 5:8)
  3. “Festa das Primícias” — representa Cristo ressuscitado e assunto à glória (1 Co 15:23)
  4. “Festa de Pentecostes” representa a Igreja sendo formada em um corpo pela descida e habitação do Espírito (At 2:1)
  5. “Festa das Trombetas” — representando Israel sendo reunido de entre as nações após sua dispersão na época atual (Mt 24:31)
  6. “Dia da Expiação” — representa o arrependimento de Israel diante de Deus (Zc 12:9-14; Sl 51)
  7. “Festa dos Tabernáculos” — representando a bênção milenial da terra no reino de Cristo (Sl 72).
As quatro primeiras festas já se cumpriram; as últimas três estão por se cumprir. Todas as festas, exceto as duas do meio, eram celebradas em dias específicos do calendário judaico. Elas correspondem à ordem judaica das coisas em que os tempos e as estações são observados (Gl 4:9-10). As duas festas do meio (“Festa das Primícias” e “Festa do Pentecostes”) deviam ser guardadas no primeiro dia da semana — mas nenhuma data específica do calendário era mencionada. Elas tipificam a atual Dispensação do Mistério (o Dia da Graça), que é um chamado celestial de Deus que não tem conexão com o tempo ou com a terra. O fato de elas serem celebradas no primeiro dia da semana claramente aponta para a ordem cristã de coisas na Igreja. Como já mencionado, essas festas nos falam de Cristo subindo aos céus e enviando o Espírito de Deus para formar a Igreja. Estas são as duas características distintas do cristianismo (Jo 7:39). Esses dois primeiros dias da semana se destacam visivelmente do restante dos dias de festa e tipificam o atual Dia da Graça.




Postagens populares