Tradução em andamento do livro “A Dispensational or a Covenantal Interpretation of Scripture - Which is the Truth?” por Bruce Anstey
Este livro encontra-se em processo de tradução, portanto para uma leitura mais ordenada sugiro que comece pela postagem mais antiga no Arquivo da coluna da direita.

A TEOLOGIA DO PACTO

Como mencionado na Introdução, a maior oposição à verdade dispensacional vem da Teologia do Pacto. Em muitos aspectos essas duas teologias são antagônicas. A Teologia do Pacto é um método de interpretação da Bíblia que está reconquistando a aceitação no mundo cristão atual à medida que declina o entendimento da verdade dispensacional. Dizemos “reconquistando” porque antes de Deus ter dado ao mundo cristão uma completa redescoberta da verdade dispensacional nos anos 1800, a Teologia do Pacto era aceita como a interpretação bíblica ortodoxa pela maior parte da cristandade. Muitos no século 19 viram o erro dessa interpretação e a deixaram de lado. Mas é triste admitir que a verdade dispensacional esteja mais uma vez a caminho de ser deixada de lado nestes dias, e entre os cristãos tem havido uma volta do interesse na Teologia Reformada, que inclui este método pactual de interpretação.

Independente da popularidade da Teologia do Pacto, ela está repleta de erros. Se não fosse pelo fato de tantos cristãos estarem adotando esse erro nem estaríamos preocupados com isso. Todavia, a maior parcela da profissão cristã tem aceitado a Teologia do Pacto no todo ou em parte. Portanto sentimo-nos na responsabilidade de humildemente apontar os erros deste sistema de interpretação, na esperança de que as pessoas sejam libertas dele.




Postagens populares