OSÉIAS 5:13-6:3
“Quando Efraim viu a sua
enfermidade, e Judá a sua chaga, subiu Efraim à Assíria e enviou ao rei Jarebe;
mas ele não poderá sarar-vos, nem curar a vossa chaga. Porque para Efraim serei
como um leão, e como um leãozinho à casa de Judá: eu, eu o despedaçarei, e
ir-me-ei embora; arrebatarei, e não haverá quem livre. Irei e voltarei ao meu
lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles
angustiados, de madrugada me buscarão. Vinde, e tornemos ao Senhor, porque ele
despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos
dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então
conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é
certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.
Oséias 5:13-6:3
Até
aqui vimos as passagens que se referem aos judeus (as duas tribos). A passagem
que agora veremos mostra as dez tribos (o reino do norte de Israel), que os
profetas identificam como “Efraim”.
Existe uma diferença na responsabilidade entre estas duas facções da nação. Os
judeus rejeitaram a Cristo e irão receber o Anticristo, enquanto as dez tribos
não são culpadas de nenhuma destas coisas. As dez tribos de Israel nem sequer
estavam na terra na época em que Jesus veio; portanto elas não podem ser consideradas
responsáveis pela rejeição e crucificação de Cristo. Todavia, elas
transgrediram a Lei de Deus e mergulharam na idolatria, sendo obviamente
culpadas destas coisas. (Os 4:17).
Esta
passagem mostra que o rompimento do Senhor com as dez tribos ocorreu muito
antes de Seu rompimento com os judeus. Os exércitos inimigos invadiram a terra
e levaram as dez tribos em 721 A.C., enquanto os judeus foram deportados de sua
terra no ano 606 A.C. Mas Deus teve misericórdia da casa de Davi e fez com que
um remanescente de judeus retornasse nos dias de Jesuá e Zorobabel (Ed 1-2).
Eram esses judeus que estavam na terra quando Cristo veio e foi rejeitado. Como
consequência eles acabariam sendo destruídos mais tarde, no ano 70 D.C..
Oséias 5:13-15 — Como consequência do envolvimento deles
com a idolatria o Senhor lhes avisou que iria “despedaçar” o reino do norte de Israel. Trata-se de uma referência
à remoção da divina proteção, permitindo que seus inimigos invadissem a terra e
os destruísse. Então Ele declara “ir-me-ei
embora”, ou seja, Deus se afastaria deles. Esta é uma referência ao
rompimento de suas tratativas com as dez tribos de Israel. Naquela ocasião o
Senhor deu a eles o nome de “Lo-Ami”
(“não meu povo” - Os 1:9-10).
O
Senhor disse: “Irei e voltarei ao meu
lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face” (Os 5:15).
Esta é a posição que o Senhor assumiu por muitos anos em relação às dez tribos.
O capítulo 6 segue para demonstrar que seu rompimento com eles não seria para
sempre. Mais uma vez aqui temos uma clara referência ao Senhor suspendendo Suas
tratativas com a nação.
Traduzido de “A Dispensational or a Covenantal Interpretation of Scripture - Which is the Truth?”, por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.